O mundo do scrapbook é gigantesco e cheio de materiais incríveis para se trabalhar, mas para quem tá começando é muito fácil ficar perdido no meio de tanta coisa.
Se você está começando sua jornada no mundo do scrapbook, esse post é pra você!
O que eu realmente preciso?
Kit básico - para exploradores
Na verdade você não precisa de muito pra começar a fazer suas primeiras artes. O kit básico pra começar são matérias que você provavelmente tem em casa. Isso mesmo.
Basicamente você precisa de: um instrumento que corte (tesoura/estilete) e outro que cole (cola/fita biadesiva). Se quiser pode adicionar nessa lista papel (ou caneta), borracha e uma régua.
Pronto! Você já tem tudo que precisa para fazer qualquer trabalho em scrapbook. Você deve tá se perguntado "e todas aquelas ferramentas que vejo nos tutorias por aí?". Sim, existe uma infinidade de ferramentas para fazer os mais diversos trabalhos, contudo não são para os níveis iniciais. Ou pelo menos, não para quem ainda não quer investir nisso.
Eu quando comecei usei somente régua, estilete e durex. E conseguir fazer meu primeiro álbum usando só isso. Mas, vale ressaltar que existem algumas coisinhas que ajudam muito na hora de trabalhar.
Kit iniciante - o básico mais profissional
Se eu pudesse listar o item mais útil para se trabalhar com Scrapbook, sem dúvidas, o primeiro seria um instrumento que ajuda a fazer dobraduras (base de vinco).
Tem uns que vem junto o estilete para cortar (o meu é assim). Parece besteira mas ter algo que corta de maneira rápida e eficiente faz toda a diferença. E dobrar com facilidade deixa seu trabalho mais profissional.
Pra quem gosta de cortar com estilete eu recomendo a base de corte com régua.
Esses dois itens são mais que o suficiente. Mas se você ainda quer explorar com profundidade esse mundo do scrapbook, cuidado que a lista é enorme.
Kit avançado - um mar sem fim
A lista é enorme e vai depender do estilo de trabalho que você quer fazer. Tem perfuradores, prensas de corte e textura, carimbos, canetas, glitter, acessórios, crop-a-dile, ferramentas para fazer envelopes, caixas, tags, para trabalhar com plástico. Até máquina de costura pode entrar nessa lista. Tem também as máquinas automáticas que cortam e desenham (mas custam bastante).
É, a lista é grande mesmo. Mas você pode começar comprando aos poucos, de acordo com as coisas que deseja fazer. Nos próximos posts eu vou te contar a minha trajetória por esse mar de coisas. Quem sabe a gente não faz um review e tutorial de cada ferramenta utilizada? =D
Espero que você se sinta inspirado para começar logo seu scrapbook! Afinal de contas, não precisa de muito pra dar o primeiro passo e criar o seu mini-álbum.